COMO INVESTIR NA BOLSA? HISTÓRIAS DE FRACASSO E COMO USÁ-LAS PARA NÃO COMETER OS MESMOS ERROS.

Descobrir Como Investir na bolsa de valores pode ser um negócio altamente rentável. Entretanto, estamos sujeitos a riscos em tudo na vida. E investir no mercado de ações não poderia ser diferente. É preciso saber que é possível evitar os erros básicos que ocasionariam o insucesso e, em decorrência disso, diminuir os riscos ao realizar investimentos.

Em uma guerra, é necessário conhecer bem o campo de batalha. Para ter sucesso na compra de ações na bolsa de valores, é necessário conhecer muito bem o mercado de ações e como funciona. E não só isso, é preciso também estar sempre antenado para as alterações da sociedade que influenciam diretamente na economia. Esse é o primeiro erro: investir sem conhecimento.

Nada de investir usando o senso comum. Um grande exemplo são as grupo econômico do Eike Batista. À época, a grande promessa de retorno financeiro das empresas de logística, mineração e extração de petróleo e a promessa de extração de petróleo até de lugares inimagináveis (como da Amazônia, por exemplo), geraram grande expectativa às pessoas, especialmente, para aquelas iniciantes. Os relatos de descobertas de gigantes poços de petróleo eram gigantes, mas ninguém se atentou em como seria essa extração. Além disso, a promessa era de produzir 1 milhão de barris por dia, durante o período de uma década. Não adianta, se você for investir em uma área precisa ter conhecimento básico do setor! Analisar o caso, ver a possibilidade de retorno do negócio e, principalmente, a viabilidade das promessas, é essencial.

Outro erro comum é famoso “all in” da bolsa de valores. É necessário diversificar e evitar investir tudo em uma empresa só.

Um caso muito famoso de milionário que fracassos catastróficos no mercado de ações é o do investidor Marcio Noronha. O economista perdeu tudo, tendo inclusive de se desfazer de imóveis e virar agricultor a fim de conseguir sobreviver. Mas, conseguiu dar a volta por cima, ainda na bolsa de valores, ao mudar as estratégias e aprender a usar as ferramentas corretas.