Passo a passo para se tornar um investidor de sucesso

Ser um investidor de sucesso (https://cursooinvestidordesucesso.wordpress.com/) é um sonho que muitas pessoas no Brasil tem o objetivo de atingir e de conseguir viver com a renda obtida nesses tipos de investimento bem feito, mas é claro, que entre esse sonho e a realidade, há um espaço longo para se caminhar e aprender todas as técnicas para concretizar essa missão de vida que muitas pessoas almejam.

Assim, para quem deseja mais que o simples investimento na poupança, que traz um retorno irrisório e também quer expandir os seus investimentos além do LCI e LCA dos bancos, os quais deixam as pessoas presas, sem muitas opções e sem usar a criatividade para investir, é preciso dar alguns passos básicos para que esse sonho se torne uma realidade e faça a pessoa feliz e realizada.

Quer saber quais são esses passos básicos que todo bom investidor tem que tomar para obter sucesso nessa sua empreitada? Então, continue lendo esse texto junto com a gente e veja o guia básico de como ser um investidor de sucesso.

Não ter medo de arriscar

Um primeiro ponto a se pensar é que todo investidor é ousado, ou seja, não tem medo de arriscar, de colocar a cara em um lugar que ninguém foi e também de descobrir novos negócios que ninguém acredita.

Se você não tem esse perfil e prefere a segurança de uma aplicação com o seu gerente de banco, não há nada de errado nisso, somente saiba que o seu perfil não será o de um investidor e caso se arrisque nessa área, será grande a chance de fracassar, já que todo bom investidor não tem medo de errar.

O bom investidor é aquele que enxerga uma oportunidade onde ninguém mais viu que consegue ver potencial em uma pequena empresa de fundo de garagem, como era a Apple antes dela estourar e desse jeito garante o seu lucro quando essa empresa vier a crescer e a ter um rendimento fantástico.

Por isso, um bom investidor é aquele que acima de tudo tem um pressentimento muito apurado para o mundo dos negócios e antevê algumas jogadas como nenhuma outra pessoa consegue, saindo assim na frente e conseguindo firmar esses empreendimentos nos quais ninguém mais viu ali uma oportunidade de se ganhar dinheiro.

Fuja do óbvio

É claro que investir em uma empresa já consolidada, como o Uber do jeito que ele está atualmente, vai te trazer retornos e benefícios, já que o lucro anual desse tipo de companhia é de bilhões de dólares.

Mas, o aspecto mais importante de ser um investidor de sucesso é sempre tentar fugir do óbvio, já que assim como você querendo investir no Uber, por exemplo, existem milhões de pessoas com esse mesmo objetivo.

Desse modo, o retorno em cima desse investimento será baixo, pois, ele tem uma margem de segurança grande e o Uber não irá lhe dar um percentual elevado do lucro obtido.

Agora, quando você consegue enxergar uma oportunidade de fazer um investimento em uma empresa pequena, na qual, ninguém ainda está colocando dinheiro, você consegue investir nos seus próprios termos e faz um contrato que seja amplamente favorável para você, já que a empresa precisa do seu dinheiro para crescer e vai aceitar qualquer termo que tiver nesse documento.

Assim, a sua margem de lucro vai ser muito maior e o dinheiro investido terá um retorno de até 1000%, dependendo dos casos. Porém, a chance desse empreendimento não dar certo e você perder todo aquele capital depositado em uma ideia que no final das contas se mostrou ineficiente é grande.

Por conta disso que um investidor de sucesso nunca pode ter medo de errar, alguns fracassos irão ocorrer antes de você acertar no investimento correto. Porém, o lucro de um negócio bem realizado nesse setor, cobre o prejuízo de 10 negócios fracassados, por isso, ainda assim vale a pena fugir do óbvio.

Estudar bastante e ler muito

Duas últimas dicas que são fundamentais para quem pretende ser um investidor de sucesso é estudar bastante sobre a área de negócios, conhecer as novas empresas que estão surgindo e também conversar com os gestores dessa área, para ter um panorama geral de oportunidades a serem agarradas.

E também manter a leitura em dia do caderno de economia, pode parecer besta, mas essa é a lição de casa mais básica de um investidor de sucesso, saber tudo, tudo mesmo o que está acontecendo no Brasil e no mundo no segmento econômico, isso irá te ajudar de uma forma única a conquistar o seu grande investimento.